Avaliação de Fornecedores

Para os clientes, a atividade de qualquer empresa materializa-se na qualidade, dos serviços que presta, bem como, na dos materiais que emprega e, por consequência, também na qualidade dos parceiros com os quais trabalha. O escrutínio é permanente, a competição é feroz e muitas vezes a diferença reside nos pequenos detalhes.

Para a MFA – Manuel Francisco De Almeida S.A., empresa certificada ISO 9001, o grau de qualidade dos seus fornecedores sempre foi da maior importância. A forte mudança e pressão dos contextos de atuação apenas tem vindo a sublinhar esse facto.

Na sequência das alterações do nosso sistema de gestão e da necessidade de desenvolver as ferramentas tecnológicas de suporte ao negócio, aproveitamos para rever o nosso sistema de avaliação de fornecedores.

Assim, vimos informar todos os nossos fornecedores, que a partir de 1 de Junho de 2020, inserido no contexto do Sistema da Qualidade, passará a ser avaliada de acordo com um novo Modelo de Avaliação de Fornecedores.

Baseado na análise de 19 parâmetros de medida distribuídos por 6 critérios, através da documentação adequada da avaliação das interações individuais que ocorrem ao longo do ano, este modelo vai permitir à gestão administrativa, uma melhor tomada de decisão sobre a qualificação dos diferentes fornecedores para a continuidade de serviços e o escalonamento em termos de ordem de preferência para fornecimento.

Dentro de uma política de transparência, para o vosso melhor entendimento do contexto de avaliação a que estarão submetidos, deixamos abaixo o quadro que sintetiza o novo modelo de avaliação de fornecedores.

CRITÉRIO DEFINIÇÃO PARÂMETRO
Capacidade Materiais e Serviços 1 – Adequação: face às especificações | outras reclamações gerais

2 – Quantidade global: disponibilidades

Conformidade Requisitos legais 3 – Cumpre: o aplicável

4 – Disponibiliza: documentação suporte (à decisão)

5 – Em tempo: documentação (prévia) disponibilizada atempadamente

Eficácia Interação 6 – Facilidade: existe facilidade de contato

7 – Conhecimento: contatos evidenciam conhecimentos técnicos

8 – Esclarecimento: adequados às necessidades

9 – Em tempo: desenvolvidas em prazos de tempo aceitáveis

Condições Financeiras Preços e Condições 10 – Preço: competitivos

11 – Condições Pagamento: competitivos

Qualidade Fornecimento Conformidade 12 – Adequado: materiais e serviços certos

13 – Em tempo: nos momentos previstos

14 – No local: nos locais indicados

15 – Quantidade ponderada: quantidades solicitadas na entrega

16 – Documentação: toda a documentação aplicável

17 – Preço: faturas com preços certos

Prazos Entrega Capacidade adequada 18 – Em tempo: de acordo com necessidades

19 – Flexibilidade: capacidade gerir de acordo com evolução de obra

Na expetativa de que esta informação possa ajudar ao crescente desenvolvimento dos nossos fornecedores, ficamos ao vosso dispor relembrando que para esclarecimentos adicionais, tem à sua disposição os seguintes contatos:

Elsa Almeida, elsaalmeida@mfa.pt, 256 990 100

(Custo de Chamada para a Rede Fixa Nacional)