Avaliação de Fornecedores
Para os clientes, a atividade de qualquer empresa materializa-se na qualidade, dos serviços que presta, bem como, na dos materiais que emprega e, por consequência, também na qualidade dos parceiros com os quais trabalha. O escrutínio é permanente, a competição é feroz e muitas vezes a diferença reside nos pequenos detalhes.
Para a MFA – Manuel Francisco De Almeida S.A., empresa certificada ISO 9001, o grau de qualidade dos seus fornecedores sempre foi da maior importância. A forte mudança e pressão dos contextos de atuação apenas tem vindo a sublinhar esse facto.
Na sequência das alterações do nosso sistema de gestão e da necessidade de desenvolver as ferramentas tecnológicas de suporte ao negócio, aproveitamos para rever o nosso sistema de avaliação de fornecedores.
Assim, vimos informar todos os nossos fornecedores, que a partir de 1 de Junho de 2020, inserido no contexto do Sistema da Qualidade, passará a ser avaliada de acordo com um novo Modelo de Avaliação de Fornecedores.
Baseado na análise de 19 parâmetros de medida distribuídos por 6 critérios, através da documentação adequada da avaliação das interações individuais que ocorrem ao longo do ano, este modelo vai permitir à gestão administrativa, uma melhor tomada de decisão sobre a qualificação dos diferentes fornecedores para a continuidade de serviços e o escalonamento em termos de ordem de preferência para fornecimento.
Dentro de uma política de transparência, para o vosso melhor entendimento do contexto de avaliação a que estarão submetidos, deixamos abaixo o quadro que sintetiza o novo modelo de avaliação de fornecedores.
CRITÉRIO | DEFINIÇÃO | PARÂMETRO |
Capacidade | Materiais e Serviços | 1 – Adequação: face às especificações | outras reclamações gerais
2 – Quantidade global: disponibilidades |
Conformidade | Requisitos legais | 3 – Cumpre: o aplicável
4 – Disponibiliza: documentação suporte (à decisão) 5 – Em tempo: documentação (prévia) disponibilizada atempadamente |
Eficácia | Interação | 6 – Facilidade: existe facilidade de contato
7 – Conhecimento: contatos evidenciam conhecimentos técnicos 8 – Esclarecimento: adequados às necessidades 9 – Em tempo: desenvolvidas em prazos de tempo aceitáveis |
Condições Financeiras | Preços e Condições | 10 – Preço: competitivos
11 – Condições Pagamento: competitivos |
Qualidade Fornecimento | Conformidade | 12 – Adequado: materiais e serviços certos
13 – Em tempo: nos momentos previstos 14 – No local: nos locais indicados 15 – Quantidade ponderada: quantidades solicitadas na entrega 16 – Documentação: toda a documentação aplicável 17 – Preço: faturas com preços certos |
Prazos Entrega | Capacidade adequada | 18 – Em tempo: de acordo com necessidades
19 – Flexibilidade: capacidade gerir de acordo com evolução de obra |
Na expetativa de que esta informação possa ajudar ao crescente desenvolvimento dos nossos fornecedores, ficamos ao vosso dispor relembrando que para esclarecimentos adicionais, tem à sua disposição os seguintes contatos:
Elsa Almeida, elsaalmeida@mfa.pt, 256 990 100
(Custo de Chamada para a Rede Fixa Nacional)